quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Pra início de conversa

Quinta-feira, com direito a para casa da linguagem (lembra ? concatenar ideias para o projeto) isso mexeu comigo.
Começando a história;
Entrei na Kabum no início do ano passado e conjuntamente cursava o 3º período de Gestão Ambiental no qual  estava fazendo um trabalho em grupo com o  tema: regional noroeste de Belo Horizonte. Em meio a muita parte escrita, ação social no bairro (que apesar de trabalhosa foi muito gratificante), cartilha educativa fizemos também um vídeo, no estilo de documentário, que representasse um pouco da regional. Uma das entrevistas foi com um representante da associação de moradores do Bairro Vila Viva, fiquei admirada com a postura dele, das abordagens perante a realidade que estavam vivendo alí, tinham 20 minutos de gravação e eu tive que editar para 3min, era como uma árvore robusta e frondosa na qual eu podei todos os galhos deixando apenas o caule. Isso mexeu comigo² , e vi no audiovisual a oportunidade de "apropriar de historias" que são tão particulares e ao mesmo tempo coletivas, agente de mobilização, de mémoria, de registro a fim criar documentários.
Com o desenrolar do curso, os apredizados na linguagem, nas oficinas, na eletivas, nos grupos, nas amizades e conversas de bar foi criando em mim uma coisa para o artistico, do não objetivo, do não a respostas prontas, do poder de liberdade que a arte traz pra mim. Tudo isso me faz pensar em algo mais ficcional, videoart e subjetividade.
E quando pensei no projeto vieram ideias dos dois lados além de uma criação que se encaixa na linguagem de design, pra piorar a mais concreta que tenho em mente é a que menos tem a ver com vídeo :-/
Quando cheguei na sala (atrasada) estavam em roda falando dos projetos, umas 3 pessoas já tinham "apresentado", continuando o círculo alguns falavam de projetos com temática e estrura pronta, outros que ainda não sabiam direito com o que lidar e quando chegou minha vez falei o que escrevi acima, o mais recomendado pelos educadores é que eu me encaixe em algum projeto que tenha link com minhas várias ideias ou a que eu definir como única. Permaneci na dúvida até o fim da aula e provavelmente só sairei dela quando voltarem as aulas, bom ter uma semana (de carnaval) para pensar e pesquisar e solucionar já que não vou viajar pra lugar nenhum além de meus pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário