quinta-feira, 1 de março de 2012

Mais perguntas e menos respostas

Quintas feiras, dias inteiros de linguagem para alavancar o projeto e com uma simples frase: escreva um  breve argumento sobre o projeto para ser entregue no fim da aula, se foi um dia inteiro na Kabum sem respostas e carrego para casa proposições a serem elaboradas e incógnitas a serem esclarecidas.
 Como já disse em outro post, estou até o momento, no grupo da Ellen (colega de turma) e Jenifer ( turma de fotografia). De início (antes que eu desse palpites) a proposta é lidar com  consciência negra, Jenifer irá fazer alguns ensaios fotográficos com pessoas negras que ela considera que tem um história marcante para contar, Ellen fará a captura dos audios e montagem das narrativas (fotos e audio). Quando entrei, pois este era um dos 4 projetos que interessei, logo quiz saber se ficaria apenas nesse estilo de narrativa pois achei desnecessário minha presença se não ocorreria gravação de vídeo, elas disseram que juntas poderíamos pensar em alguma forma de encaixar. Conversando um pouco com a Jennifer na terça, ela ressaltou que as pessoas falariam sobre o aspecto do sofrer ou do preconceito, fiquei pensando em outras possibilidades de abordar o tema que não fosse apenas pela "dor" e ao conversar com a Ellen hoje na sala, a fim de criar o argumento vi que estavamos bem perdidas. "E agora quem poderá nos socorer?!" Ela, a educadora Raquel. Sentou-se junto a nós e conversou sobre como faltava um fio condutor da narrativa, algo mais direto, mais claro, sugeriu outras formas de narrativas, indagou com relação a por que os negros, qual critério para escolher as pessoas, quais pergutas faríamos a elas etc. Complicou além do que já estava, mas era necessário.
Saio da aula um tanto quanto frustada, esta sendo complicado estar em algo que não idealizei. Não vejo que hoje em dia o negro tem de ser tratado a parte, principalmente se for com relação ao preconceito. Já me senti descriminada por ser branca (olhar a cor dela, ela não entende dessas coisas) é foda. Por isso quero ir além! Apesar de ainda não saber como, de não ser uma decisão só minha e do tempo para finalizar ir só diminuindo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário